A repatriação bancária é o processo no qual as instituições financeiras se comunicam sobre fraudes via boletos e pagamento de contas e tentam realizar a devolução do pagamento indevido para a vítima.
O processo se inicia com a instituição origem (onde saiu os recursos) comunicando a instituição destino (para onde foi destinado os recursos) sobre a irregularidade naquele pagamento.
A instituição destino analisa e, caso a fraude seja confirmada, será informado o saldo disponível na conta. O saldo disponível será usado para ressarcir a vítima de fraude.
Ao contrário do Mecanismo Especial de Devolução PIX, a repatriação bancária não é regulada pelo Banco Central. Desta forma, cada banco possui processos, análises e prazos específicos.
Para isto, se faz necessário abrir um ticket via canal de suporte http://celco.in/suporteapi e enviar os documentos, como: Comprovante de pagamento, Boletim de ocorrência e relatar o ocorrido.
Após o pagamento ser realizado, não é possível impedir a compensação do pagamento. Desta forma, o processo de reaver os valores é apenas via repatriação e contato com as instituições recebedoras.
O procedimento é específico apenas para boletos. Para PIX é necessário acionar o MED (Mecanismo especial de devolução)
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