1. Quando devo solicitar o processo de Repatriação?
Nos casos em que os pagamentos de contas são efetuados sob coação, grave ameaça, boleto adulterado e fraudulento, ou quando o erro é intencionalmente induzido para os produtos de Boleto ou TED/DOC.
Para o produto PIX é necessário acionar o Mecanismo Especial de Devolução/MED.
2. Em quais cenários o processo de repatriação não pode ser acionado?
Para as contas de consumo, consideradas como despesas fixas, tais como: Conta de água, luz, energia elétrica, faturas de cartão e etc.
E pagamentos de tributos, como: Impostos estaduais, municipais e federais, (IRPF, INSS, IPVA, IPTU..), prestação de algum serviço público (contribuições e taxas) e etc.
Para os pagamentos citados acima, não é possível reaver os valores.
3. É possível repatriar pagamentos de Recargas?
É possível solicitar a repatriação de conteúdos digitais, como: Jogos, Google Play, Ifood, Uber e etc
O cancelamento é feito de acordo com as regras, prazos e política de cada conteúdo.
No entanto, a liquidação ocorre de imediato após o pagamento. Desta forma, se o produto já foi utilizado ou visualizado, não será possível repatriar os valores.
Para recargas de celular, não é possível cancelar.
4. Como solicitar a repatriação?
O cliente deverá abrir um chamado via painel de suporte para que a equipe responsável realize a análise. Nesse chamado você deve anexar o comprovante de pagamento, boletim de ocorrência e realizar um breve relato do acontecido.
Para recarga de conteúdo digital é necessário enviar os dados: transactionid, valor, operadora e data.
5. É garantido o ressarcimento?
Infelizmente não temos nenhuma garantia de que o valor será ressarcido à vítima.
Isso dependerá da análise do banco destino, seus critérios internos para confirmar a fraude da conta recebedora e possuir saldo para devolução.
6. Fui informado que a conta destino não possui saldo. O que devo fazer?
Se o recurso da fraude não estiver mais presente na instituição recebedora, será necessário aguardar a finalização do Boletim de Ocorrência para identificação do fraudador para, então, tentar reaver os valores judicialmente.
A Celcoin não participa deste processo, sendo todo o trâmite de responsabilidade da vítima.
7. Qual o prazo para meu ressarcimento?
Como o processo de repatriação não é regulado pelo Banco Central, não existe um prazo para que as instituições financeiras confirmem a fraude e/ou realizem a devolução.
8. Qual a diferença de Repatriação e MED (Mecanismo Especial de Devolução)?
O Mecanismo Especial de Devolução é exclusivo para o produto PIX. Ele é um mecanismo regulado e totalmente automatizado.
A Repatriação é um acordo entre instituições financeiras para fraude em boletos e pagamento de contas, não existindo uma normativa. O processo é totalmente manual, onde ambas as instituições se comunicam via e-mail.
09. É possível impedir a compensação de um boleto?
Não. Assim que o boleto é pago, o envio para liquidação é automático e sem a possibilidade de barrar a compensação.
O único processo para reaver os recursos, é via repatriação.
10. Como evitar cair em um golpe?
Golpes envolvendo boletos falsos se tornaram bastante frequentes. A verificação de autenticidade do boleto antes de efetuar o pagamento é uma medida preventiva importante. É necessário conferir os dados do beneficiário, o código de barras e as informações de contato. Outra dica é evitar clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais em sites não confiáveis.
Ao pagar boletos, algumas dicas podem ser úteis para garantir a segurança. Sempre prefira usar canais oficiais dos bancos e evite realizar pagamentos em computadores públicos ou redes wi-fi não seguras. Além disso, confira duas vezes os valores e datas de vencimento antes de efetuar o pagamento.
Verificar a autenticidade, adotar medidas de segurança e estar atento a detalhes são passos importantes para evitar golpes. Tenha cautela ao efetuar pagamentos e, em casos de problemas com boletos já quitados, busque assistência legal ou junto a órgãos de defesa do consumidor.
Verifique sempre se os dados do boleto estão corretos.
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