Sim, é possível, e em muitos casos, recomenda-se tentar uma negociação direta com o comprador antes que a contestação se torne um chargeback formal. Essa abordagem ajuda a preservar o relacionamento com o comprador e pode evitar custos e bloqueios decorrentes do processo de chargeback.
Boas práticas recomendadas:
- Tenha o hábito de realizar pesquisas de satisfação para identificar oportunidades de melhoria é possível insatisfação
- Se adiante: assim que o comprador demonstrar insatisfação, busque entender o motivo e ofereça alternativas de resolver o problema antecipadamente ou providenciar o reembolso.
- Evite reembolsos duplicados: se o comprador já tiver solicitado o chargeback, aguarde a finalização do processo antes de realizar qualquer estorno direto.
- Estabeleça um suporte ao cliente é um elemento indispensável. Certifique-se de possuir um canal de contato direto para suprir as necessidades de seus clientes. Uma conversa clara, pode evitar um chargeback.  
 
Importante:
A negociação direta não garante o cancelamento de um chargeback já aberto, pois a decisão final cabe ao titular e ao emissor do cartão. 
 
 
            
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