O uso de cartões de terceiros aumenta o risco de fraude e contestação, especialmente quando não há comprovação de que o titular do cartão autorizou a transação. Por isso, é importante adotar procedimentos de validação antes de concluir a venda.
Boas práticas recomendadas:
- Solicite documento de identidade e selfie nas primeiras compras; 
- Confirme se as informações bancárias fornecidas pertencem, de fato, ao cliente/comprador. 
- Em compras com cartões de terceiros, solicite documentos que comprovem o vínculo com o titular do cartão. 
- Comprovante de titularidade bancária (extrato ou tela do internet banking) para validação do titular do cartão, exibindo o nome completo do titular e os últimos dígitos do cartão. 
- Registre o CPF, endereço e e-mail antes de concluir o pedido, para validar as informações do comprador e do titular do cartão. 
- Valide a titularidade do cartão: solicite um documento que comprove a relação entre o comprador e o titular do cartão (documento de identidade ou comprovante de vínculo familiar ou comercial).
Caso a validação seja feita por e-mail, chat ou sistema (front), salve prints ou cópias das telas mostrando a confirmação dos dados. Se o processo for manual, digitalize e mantenha cópias dos documentos.
Importante:
Se ocorrer um chargeback e não houver provas de que o titular do cartão autorizou a compra, a contestação será  decidida a favor do titular do cartão, ainda que o serviço tenha sido prestado corretamente.
 
 
            
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