Antes de começar a verificar o motivo da transação negada, é importante conferir alguns pontos:
- Cartões pré-pago: verifique se a conta do BaaS está ativa, se o status do cartão está ativo e se o cliente tem saldo disponível.
- Cartões pós-pago: confira se o status do cartão está ativo e se o cliente possui limite disponível no cartão.
Depois dessas verificações, acesse o Painel do Cliente para iniciar o processo:
-
Ao acessar o painel, selecione a opção “Consulta Cliente” (seta 1);
-
Em seguida, insira o CPF ou nome do cliente e clique em “Buscar” (seta 1);
-
Clique em “Extrato de transações” (seta 1), aplique os filtros desejados para localizar a transação (seta 2) e selecione “Detalhes” (seta 3);
-
Por fim, consulte o código de resposta de autorização (seta 1) na tabela a abaixo:
Confira a tabela com os códigos de recusa e as orientações necessárias ao portador do cartão:
Código de Resposta |
Definição |
Motivo |
Orientações ao atendimento |
5 |
Não honrar |
Transação recusada sem motivo detalhado |
a) Verificar se o portador do cartão já usou este cartão recentemente sem problemas; |
14 |
Número de cartão inválido |
Número de cartão inexistente ou inválido |
Verificar se a contestação trata-se de cartão virtual ou cartão físico: |
41 |
Cartão perdido |
Cartão bloqueado por perda |
a) Informar ao portador do cartão que o cartão está bloqueado por perda e questionar se há transações não reconhecidas. |
43 |
Cartão Roubado |
Cartão bloqueado por roubo |
a) Informar ao portador do cartão que o cartão está bloqueado por roubo e questionar se há transações não reconhecidas. |
46 |
Conta encerrada |
O emissor bloqueou permanentemente o uso do cartão |
Informar ao portador do cartão que a conta vinculada ao cartão foi encerrada. |
51 |
Fundos (saldos) insuficientes |
Saldo ou limite do cartão indisponível |
a) Informar ao portador do cartão que o saldo da conta (pré pago) ou limite disponível (pós pago) não é suficiente; |
54 |
Cartão vencido |
O cartão está fora da validade |
O emissor de cartão sempre envia um novo cartão automaticamente antes da data de vencimento. Assim sendo, é importante: |
55 |
Senha incorreta |
A senha digitada não confere |
Orientar o portador do cartão a acessar a área logada da instituição financeira para consultar a senha. |
57 |
Transação não permitida ao portador de cartão |
O portador de cartão não pode realizar esse tipo de transação. |
Explicar ao portador do cartão que este tipo de operação não é permitida para o cartão. |
59 |
Suspeita de fraude |
Transação bloqueada por indícios de fraude identificados pelo emissor |
a) Informar ao portador do cartão que a transação foi recusada em razão de nossas políticas internas de segurança. |
62 |
Cartão restrito |
Bloqueado por restrição (ex.: fraude confirmada, uso em país não permitido) |
Informar ao portador do cartão que pelas políticas de segurança e conformidade da instituição financeira, este tipo de atividade econômica não é permitido em suas operações. |
63 |
Violação de Segurança |
Há falha nos protocolos de segurança durante a transação |
a) Informar ao portador do cartão que a transação foi recusada por questões de segurança. |
75 |
Número de senha excedido |
Quando o portador do cartão introduziu a senha incorreta várias vezes |
a) Informar ao portador do cartão que a instituição financeira bloqueou seu cartão temporariamente por segurança porque a senha foi digitada incorretamente várias vezes |
78 |
Cartão ainda não desbloqueado |
O portador do cartão nunca desbloqueou o cartão corretamente (primeira utilização não foi validada) ou quando o portador tentar transacionar por aproximação, mas o cartão estiver bloqueado nesta função. |
Orientar o portador do cartão a acessar a área logada da instituição financeira para desbloquear o cartão e/ou habilitar a função contactless (aproximação). |
91 |
Emissor indisponível |
O banco do portador do cartão não respondeu ou está fora do ar no momento da transação (pode ser por instabilidade do sistema, manutenção ou falha de comunicação) |
a) Explicar ao portador do cartão que houve falha de comunicação com o banco emissor por instabilidade do sistema, manutenção ou falha de comunicação. |
96 |
Mau funcionamento do sistema |
Problema técnico na comunicação entre sistemas |
a) Explicar ao portador do cartão que houve falha de comunicação com o banco emissor por instabilidade do sistema, manutenção ou falha de comunicação. |
N7 |
Código de segurança inválido |
Falha na validação do código de segurança do cartão. |
Verificar se a contestação trata-se de cartão virtual ou cartão físico:
|
5C |
Transações não permitida |
O portador de cartão não pode realizar esse tipo de transação. |
Explicar ao portador do cartão que este tipo de operação não é permitida para o cartão. |
9G |
Bloqueio provisório |
Cartão bloqueado provisoriamente |
a) Informar ao portador do cartão que o cartão está temporariamente bloqueado; |
Se o código de autorização não estiver na lista, entre em contato conosco informando o motivo da contestação, data, horário, valor e estabelecimento da transação.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.